ACADEMIA ECOPLAY   |   VILLAGIO BOURBON  |   Country Club 
Agenda de Torneios de Tênis
«
Agosto - 2017
»
D S T Q Q S S
   
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Hoje: 23/08/17
Outros Clubes de Tênis
Menu de Acesso
Conheça as regras do tênis
A Quadra

A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura. Deve ser dividida ao meio por uma rede suspensa através de uma corda ou cabo metálico, com um diâmetro máximo de 0,8 cm, cujas extremidades devem ser amarradas, ou passar sobre dois postes, os quais não podem ter secção com mais de 15 cm2 ou 15 cm de diâmetro. Os centros dos postes devem ficar a 0,914 do lado de fora da quadra e a altura dos postes deve ser tal que o topo da corda ou cabo metálico fique a 1,07 m do solo.

Quando uma quadra serve para os jogos de simples e de duplas, a mesma deverá estar provida com dois postes de sustentação da rede (paus de simples) com uma altura de 1,07m, e de não mais de 7,5cm de largura ou de diâmetro, cujos centros deverão estar colocados a 0,914 m para fora da quadra de simples.

A altura da rede, no centro, deverá ser de 0,914m sendo que a rede deve ser uma malha suficientemente pequena para evitar que a bola atravesse. Para manter essa altura, usa-se uma fita de não menos do que 5 cm e não mais do que 6 cm e de cor branca.

Não deve existir anúncios na rede, fitas ou paus de simples.


Quadra de Tênis


Raquete

A raquete deverá estar dentro dos limites de medidas oficiais, a superfície da raquete deverá ser plana, não sendo permitido haver mais de um padrão de cordas na face de uma raquete. Esse padrão deve ser uniforme e particularmente não menos denso no centro do que em outras áreas.

A raquete não deve exceder 32 polegadas (81,28 cm) em comprimento, incluindo o cabo e 12,5 polegadas (31,75 cm) de largura. A superfície encordoada não deve exceder 15,5 polegadas (39,37 cm) em comprimento e 11,5 polegadas (29,21 cm) em largura.

O aro e o cabo devem estar livres de objetos agregados e dispositivos outros que aqueles utilizados somente e especificamente para limitar ou prevenir desgastes ou vibração, ou para diminuir o peso. O aro , incluindo o cabo e as cordas devem estar livres de qualquer dispositivo que torne possível mudar materialmente o formato da raquete ou mudar a distribuição de peso durante um ponto.


Serviço

O serviço deve ser executado da seguinte maneira: Imediatamente antes de começar a sacar, o sacador deve posicionar-se com ambos os pés em repouso, atrás da linha e base, entre as linhas imaginárias de centro e lateral. Deve, então, projetar a bola com as mãos para o ar, em qualquer direção, e antes que a ela toque o solo, golpeá-la com sua raquete.

A execução deverá ser considerada como completada no momento do impacto da raquete com a bola. Um jogador que só tenha um braço, poderá utilizar sua raquete para projetar a bola.

O sacador, numa partida de simples, não poderá posicionar-se atrás da porção da linha de base entre as linhas laterais da quadra de simples e da de duplas.


Serviço Faltoso

O Serviço é um Fault:

a) Se o sacador comete qualquer violação das Regras 7,8 ou 9;
b) Se o sacador não atinge a bola ao tentar golpeá-la;
c) Se a bola sacada toca uma instalação permanente(outra que não a rede cinta ou fita) antes de atingir o solo.


O Let

Em todos os casos onde um let tem que ser chamado conforme as regras, ou para determinar uma interrupção do jogo, deverá haver a seguinte interpretação:

a) Quando chamado somente em função de um saque, apenas este saque deverá ser repetido;
b) Quando chamado sob qualquer outra circunstância, o ponto deverá ser repetido;
c) Se um saque é interrompido por qualquer coisa estranha àquelas definidas na Regra 14, todo ponto deverá ser repetido;
d) Se uma bola em jogo tornar-se irregular deverá ser chamado um let.


Troca de Lado

Os jogadores devem trocar de lado no fim do primeiro, terceiro e a cada game ímpar subseqüente de cada set e no final de cada set, a menos que o total de games naquele set seja par, caso em que a troca não é feita até o fim do primeiro game do set seguinte.

Se um engano é cometido e a seqüência correta não é seguida, os jogadores devem tomar suas posições corretas tão logo seja descoberto e seguir a seqüência original.


Instalações Permanentes

As chamadas instalações permanentes, não incluem somente a rede, postes de rede, paus de simples, cabo, cintas ou fitas, mas também, onde houver, as paredes ou telas de fundo e laterais, arquibancadas, cadeiras de árbitros, todas as instalações da quadra, árbitros e pegadores de bolas, quando em seus respectivos lugares.


O Sacador e o Recebedor

Os jogadores devem se posicionar em lados opostos da rede, o jogador que inicia o ponto será chamado de sacador e o outro de recebedor.

O recebedor poderá posicionar-se onde lhe agradar no seu próprio lado da rede.

O aro e o cabo devem estar livres de objetos agregados e dispositivos outros que aqueles utilizados somente e especificamente para limitar ou prevenir desgastes ou vibração, ou para diminuir o peso. O aro , incluindo o cabo e as cordas devem estar livres de qualquer dispositivo que torne possível mudar materialmente o formato da raquete ou mudar a distribuição de peso durante um ponto.


Foot Fault

O sacador, durante a execução do serviço não poderá mudar a sua posição andando ou correndo. Pequenos movimentos dos pés que não afetem materialmente a sua posição não deverão ser considerados como mudança de posição.

Não deve tocar com o pé qualquer área que não seja aquela atrás da linha de base, dentro da extensão imaginária da marca de centro e das linhas laterais.


Segundo Serviço

Após um fault (se o primeiro serviço é um fault), o sacador deve sacar outra vez detrás da mesma metade da quadra da qual ele sacou a fault, a menos que o saque tenha sido da metade errada quando, de acordo com a Regra 9, o sacador deverá ter direito a um saque apenas desde a outra metade.


Let no Serviço

O serviço é um let quando:

a) A bola sacada toca a rede, cinta ou fita e é de qualquer maneira boa ou, depois de rede, cinta ou fita, toca o recebedor, ou qualquer coisa que ele vista ou carregue, antes de tocar o solo;
b) Se um serviço é executado ou um fault acontece quando o recebedor não está pronto;
No caso de um let, aquele respectivo saque não deve contar e o sacador deve sacar novamente, mas um let não anula um fault anterior.


Bola em Jogo

A bola está em jogo desde o momento em que ela é golpeada no saque.

A menos que um fault ou um let sejam chamados, ela continuará em jogo até que o ponto seja definido.

Se um engano é cometido e a seqüência correta não é seguida, os jogadores devem tomar suas posições corretas tão logo seja descoberto e seguir a seqüência original.


A Bola

A bola deve ter uma superfície externa uniforme e deve ser branca ou amarela. Se houver qualquer junta, ela não deve ter costura. Deve Ter um diâmetro maior do que 6,35cm e menor que 6,67cm, e um peso maior que 56,7g e menor que 58,5g.

Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos segundo os regulamentos da ITF.


Escolha de Lado e Saque

A escolha de lados e o direito de ser sacador ou recebedor no primeiro game do jogo, será feito através de sorteio (Cara ou Coroa), onde o ganhador tem o direito de escolher ou pedir que seu oponente escolha:

a) Ser sacador ou recebedor, caso em que o adversário terá o direito de escolher o lado;
b) Lado, caso em que o adversário terá o escolhe direito de ser sacador ou recebedor.


Execução do Serviço

Na execução do saque, o sacador deve posicionar-se alternadamente do lado direito e esquerdo da quadra, começando do seu lado direito em cada game.

Se ocorre um saque da metade errada da quadra e não é detectado, toda a jogada resultante desse serviço ou serviços errados deve permanecer, mas o posicionamento errado terá de ser corrigido imediatamente após ser descoberto.

A bola que foi sacada deve passar sobre a rede e atingir o solo dentro da área que esteja diagonalmente oposta, ou sobre qualquer linha delimitando tal área, antes do recebedor devolvê-la.


Quando Sacar

O sacador não deve sacar até que o recebedor esteja pronto. Se este último tenta devolver o saque, ele será considerado como se estivesse pronto.

Se, entretanto, o recebedor indica que não está pronto não poderá reclamar um fault do sacador pelo fato de a bola não tocar o solo dentro dos limites fixados para o saque.


Ordem do Serviço

Ao final do primeiro game, o recebedor deve tornar-se sacador, o sacador passa a ser recebedor e assim, alternadamente, em todos os games subseqüentes da partida.

Se um jogador serve fora de ordem, o jogador que devia ter sacado deve sacar tão logo o engano seja descoberto, mas todos os pontos disputados antes de tal descoberta devem ser mantidos.

Se o game tiver sido completado antes da descoberta, a ordem de saque permanece alterada.

Um fault havido antes da descoberta não deve ser considerado.


Sacador/Recebedor Ganha Ponto

O Sacador Ganha Ponto:
a) Se a bola sacada, não sendo um let conforme a Regra 14, toca o recebedor ou qualquer coisa que ele vista ou carregue, antes de tocar o solo;
b) Se o recebedor de qualquer modo perde o ponto, de acordo com o previsto na Regra 20.

O Recebedor Ganha Ponto:
a) Se o sacador serve dois faults consecutivos;
b) Se o sacador, de outro, modo perde o ponto conforme estabelecido na Regra 20.

 

 


Fiat
Home |  Torneios |  Ranking |  Agenda |  Inscrições |  Classificados |  Regras |  Regulamentos |  Fale Conosco
Tênis Maringá - Todos os direitos reservados
Desenvolvimentos de Sites